Sobre Nós

A edmslisboa integra-se no Instituto Diocesano da Formação Cristã, dependente do Patriarcado de Lisboa.

1. Considerandos:

 

1.1 - A Igreja, desde sempre, utilizou a música na sua liturgia e a considerou parte necessária da sua expressão cultual: “O canto sacro, unido às palavras, é parte necessária e integrante da liturgia solene” (S.C., 12).

1.2 - Na liturgia, a música deve “conduzir os fiéis a uma participação consciente, activa e plena, de corpo e de espírito, ardente de fé, esperança e caridade, que a Igreja deseja e a própria natureza da celebração reclama.” (S.C., 14).

1.3 - No que se refere à música litúrgica, “torna-se evidente a urgência de promover uma formação sólida, quer dos pastores quer dos fiéis leigos” (Quirógrafo, 9).

1.4 - Para estruturar, desenvolver e executar esta obra formativa, “um papel especial é desempenhado pelas escolas de música sacra, que São Pio X exortava a apoiar e promover, e que o II Concílio do Vaticano recomenda instituir onde for possível” (Quirógrafo, 9).

 

2. Objectivos:

 

2.1 - Promover o cultivo da música sacra, segundo as orientações da Igreja.

2.2 - Apoiar as Comunidades Cristãs em ordem à valorização das celebrações litúrgicas, na sua vertente musical.

 

3. Destinatários:

 

3.1 - Todos aqueles que exercem ou pensam vir a exercer alguma função no sector da música litúrgica, dentro da Comunidade Cristã: maestros, cantores, salmistas, organistas.

3.2 - A idade de admissão situa-se entre os 16 e os 50 anos, para o Curso de Música Sacra, e entre os 16 e os 35 anos para o Curso de Iniciação ao Órgão.

3.2.1 - Quem exceder o limite superior de idade e se sentir com capacidades/aptidões para frequentar qualquer curso, deverá contactar a Direcção da Escola Diocesana, que analisará caso a caso a sua eventual admissão.

3.3 - Os candidatos a alunos são propostos pelos respectivos párocos/superiores ou, pelo menos, estes devem ter conhecimento do desejo que determinado candidato manifesta em ser aluno da edmslisboa.