Harmonia

Curso de Harmonia (Tonal)

Programa

 

            Ano I - Objectivo: harmonizar uma melodia (cântico) no modo maior

           

            1. Noções elementares

                        Escala diatónica no modo maior

                        Graus da Escala

                        Graus Fundamentais

                        Acordes de três notas

                        Acordes da escala diatónica no modo maior

                        Acordes sobre os graus fundamentais

                        Funções tonais

 

            2. Sucessão harmónica: encadeamento e cadência

                        Análise de peças modelo

                                   Noção de Baixo cifrado

                                   Simbologia de análise funcional

                        Encadeamento de acordes com notas comuns

                        Encadeamento de acordes sem notas comuns

                        Noção de encadeamento Forte e fraco

                        Acorde de sétima da Dominante

                        Cadências conclusivas

                                   Cadência Perfeita (e outras)

                        Cadências suspensivas

                                   Cadência à Dominante (e outras)

 

            3. Harmonizar uma melodia no modo maior

            (nomeadamente, salmos responsoriais do Padre Manuel Luís)

                        Melodias típicas

                                   'fórmulas melódicas' de conclusão e de suspensão

                        Análise do texto e da melodia

                                   ritmo do texto, ritmo da melodia, ritmo da harmonia

                        Aplicação de 'fórmulas harmónicas':

                                   cadência perfeita no final da frase

                                   cadência à Dominante (ou outra) em pontos intermédios

                        Análise de peças modelo e aplicação de 'fórmulas tonais' identificadas

 

            4. Modulações de Passagem

                        Noção de tonalidade próxima

                        Utilização do acorde de sétima da Dominante na modulação