Formação Musical

 ANO 0 

Iniciação  Musical

 

Teoria

1. Música como arte dos sons. Sons determinados e sons indeterminados.
2. Qualidades do som: altura, duração, intensidade e timbre.
3. Notas musicais, pauta, claves e seu uso (tessitura da voz humana).
4. Duração dos sons e silêncios: figuras e pausas.
5. Prolongamento do som: ponto, ligadura.
6. Compassos (simples) e sua formação.
7. Divisão e subdivisão do compasso.
8. Intervalos: tom e meio-tom.
9. Intervalos.
10. Sinais de alteração: sustenidos, bemóis, bequadro.
11. Escala diatónica-modelo (modo maior). Sua formação por graus ascendentes e descendentes. Tonalidades maiores.

 

Formação Auditiva

 

Prática

1. Educação auditiva / Ditados (melódico, rítmico, melodico-rítmico).
2. Exercícios de leitura musical na clave de Sol.
3. Exercício de leitura à primeira vista.
4. Iniciação à clave de Fá.


Canto coral

 

Educação da voz, do ouvido e trabalho de naipes.

 

  ANO  I 

Formação Musical I

 

Teoria

1. Compassos simples e compostos (revisão)
2. Modo maior e modo menor. Escala menor-modelo nas diversas formas.
3. Formação de escalas nas tonalidades menores.
4. Denominação dos graus da escala e Acordes.
5. Síncopa e contratempo.
6. Grupos irregulares (tercina, etc.).

Prática

1. Leituras musicais em várias tonalidades e compassos, com dificuldade crescente.
2. Leitura musical na clave de Fá.

 

 ANO II 

Formação Musical II

 

Teoria

1. Compassos simples e compostos.
2. Grupos irregulares.
3. Escala cromática ascendente e descendente.
4. Transposição e modulação.
5. Noções de Harmonia. Acordes e sua formação (em vista do acompanhamento). Acorde tonal.

Prática

1. Leitura musical nas claves de Sol e de Fá.
2. Ditados melódico-rítmicos.
3. Exercício da transposição.

  ANO III 

 Harmonia

 

Teoria

1. Revisão dos anos anteriores (tonalidades, etc.).
2. Sinais dinâmicos e expressivos.
3. Andamentos. Metrónomo.
4. Harmonia tonal

Prática

1. Leituras na claves de Sol e de Fá.
2. Exercício de leituras à primeira vista.
3. Ditados melódico-rítmicos.